Versão Portuguesa – AAFERRO

ANTÓNIO A. FERRO

TM 00 351 92 730 28 81 * Tel. 215 915 498
Email: aaferro@gmail.com
Skype: aaferro
Linkedin: pt.linkedin.com/in/antonioaferro
Morada: Rua Pedro Nunes, Nº15-2ºD.to, 2780-143 Oeiras (Portugal)

OBJECTIVO PROFISSIONAL
Livre para procurar o sucesso.
Procuro novos desafios e oportunidades profission em África, Paises árabes, América do Sul ou Sudoeste Asiatico.
Sou um executivo com comprovada experiência internacional, em empresas multinacionais, e visão global de toda a actividade empresarial. Gestão, Marketing e Vendas. Abertura de novos mercados. Projectos start up. Desenvolvimento de Negócios. FMCG, B2B, CRM, P&L. Empreendedor. Goal oriented. Criativo com facilidade de adaptação e comunicação.
Desejo, a realização profissional mediante, o contributo para projectos em que as minhas competências sejam uma mais valia.

PERFIL PROFISSIONAL
Experiência profissional e visão global de toda a actividade empresarial, principalmente na vertente comercial – na gestão e comercialização de produtos FMCG e operações “business to business” – empresas Multinacionais, em diversos países. Percurso evolutivo comprovado em 3 indústrias distintas (alimentar, electrodomésticos, microbiológica) com a correspondente experiência de contactos Internacionais a todos os níveis, decorrentes das funções que assumiu em Marketing, Vendas e Exportação.
Atitude vencedora na conquista de novas contas, abertura de novos mercados de exportação e continuo Desenvolvimento de Negócio.
Prática em reestruturações societárias, organização e integração de serviços e sistemas, optimização de processos, automatização de operações, implementação de sistemas de controlo e reorganização do negócio.
Concepção e implementação de medidas de contenção e redução de custos, optimização de margens, elaboração de orçamentos e planos estratégicos de actividade.

•Gestão e planeamento de operações e projectos;
•Reestruturações societárias e processos;
•Integração de sistemas de controlo de performance de vendas, facturação e logística;
•Visão estratégica sobre o Negócio;
•Gestão de recursos humanos e sistemas de informação;
•Análise de resultados;
•Optimização de recursos e resultados;
•Negociação;
•Desenvolvimento de Negócio;
•Abertura de novos mercados;

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2013/… – Consultor em Operações & Comercio Internacional, agindo em Business Intelligence, Marketing Estratégico, Trade Marketing, Desenvolvimento Comercial e de Negócios, Comércio International, Procurement, Coaching, Negotiation, e Networking.

2000/2012 – Mauri Fermentos, S.A. ( Associated British Food), empresa do sector da microbiologia líder de mercado em Portugal e com forte componente de exportações de levedura para os mercados de França, Europa do leste e Africa.

Director Desenvolvimento Negócios
•Actuação simultanea no canal HORECA, grande distribuição e business to business com comprovado de sucesso na obtenção de novos clientes e crescimento consolidado de vendas em 20%.
•Consegui um rápido crescimento, em França, onde obtive o fornecimento em exclusivo a grandes contas industriais como os grupos Gesnoin-Tipiak, La Boulangére, e parcialmente à Pâsquier e Gerbopa.
•Investi fortemente numa parceria com a Back Europ, uma das principais redes de distribuidores em França, e garanti-lhes uma marca dedicada contra um volume significativo de compras.
•Promovi as visitas de trabalho à fábrica de levedura e acompanhei os clientes nas suas visitas para consolidar o relacionamento comercial.
•Aumentei o portfolio adicionando à comercialização – da levedura seca – melhorantes de forma a maximizar a oferta e as vendas para os nossos parceiros dos mercados de exportação.
•Criei um serviço de assistência técnica, com profissionais qualificados, para apoio ao cliente final transferindo praticas e processos de fabrico para rentabilizar aplicação de leveduras na respectiva produção.
•Inverti a queda do volume de vendas – resultante da redução do volume total do mercado – conquistando a exclusividade em clientes industriais fornecedores da moderna distribuição ou com nova tecnologia para produção de pão congelado, como a DanCake, Panpor e Panike, divididos com a concorrência. Realizei esse objectivo disponibilizando em simultâneo uma nova solução logística integrada, com um novo equipamento para armazenamento refrigerado e doseamento automático de levedura creme. Obtive a venda adicional de mais 750 toneladas anuais.
•Reduzi a dependência da rede de distribuidores regionais adquirindo novos clientes directos, com grande consumo, aprovisionados directamente da fábrica. Procurei clientes em expansão, nomeadamente na moderna distribuição, ou com nova tecnologia de fabrico. Consegui acordos para fornecimento em exclusividade com os grupos Auchan e Sonae e de fornecedor preferido com a E. Leclerc.
•Assegurei a continuidade do negócio, após a deslocalização da fábrica para Espanha, reforçando a proximidade aos clientes, oferecendo os mais elevados níveis de serviço para obter a sua preferência e fidelidade.
•Abri delegações regionais (Faro, Lisboa e Porto) nas regiões com cobertura insuficiente por parte dos distribuidores e aumentei a cobertura dos pontos de venda, fortaleci o controle das vendas e ganhei em proximidade ao cliente.

1999/2000 – Grupo de empresas Candy Hoover (Portugal) produção, importação e comercialização de electrodomésticos.
Director de Marketing
•Posicionei as marcas do grupo no mercado de modo a cobrir correctamente todos os segmentos de mercado.
•Recomendei a reestruturação das diferentes equipas de vendas e posteriormente implementei operativamente.
•Formei continuamente as forças de vendas e forneci-lhes ferramentas e suporte de marketing.

1990/1998 – Whirlpool Coorporation empresa norte americana líder mundial em grandes aparelhos para uso doméstico.
1995/1998 – Whirlpool Europe (Itália) Export Division
Export Manager (Export Division) reportando ao Vice-Presidente Vendas Exportação, Chefiei a região Africa (Mediterrâneo Oriental) responsável por 38% do facturado e 42% do volume de vendas.
•Inverti a tendência negativa de vendas fruto da instabilidade dos mercados. Foquei em alternativa mercados pouco explorados.
•Apostei decisivamente na renovação e diferenciação das gamas de produtos a oferecer em mercados muito destintos em termos de poder de compra e sofisticação.
•Negociei volumes mais ambiciosos de compras e facilitei maior apoio de marketing. Incentivei a formação nos produto em comercialização e consolidei a marca. Reconheci o mérito e o esforço dos importadores e estabeleci incentivos por objectivos.
•Inovei com um plano de visitas dos clientes às fábricas. Reduzi as minhas viagens e custos e rentabilizei a agenda de contactos regulares. Promovi o contacto dos importadores com os todos os serviços da empresa abrindo portas para futuramente os contactos se tornarem mais fáceis. A par da formação as visitas de estudo às fábricas adquiriram a dupla faceta de negociação e de incentivo. Como resultado adicional consolidava-se a presença da empresa em mercados distantes.
•Transferi as melhores práticas de marketing e vendas em uso na organização para os diversos importadores poderem modernizar-se e actuarem de modo mais eficaz face à nossa concorrência. Considerei os importadores não só clientes mas também parceiros de negócio que em mercados muito difíceis eram parte da equipa. Consegui uma excelente motivação que, apesar das dificuldades, acabou por inverter a tendência de queda e consegui consolidar um aumento de vendas de 5%.

1994 /1995 – Whirlpool Europe (Itália) Division Europe

Area Product Manager (Kitchen Channel) responsabilidade pelos mercados de Itália, Grécia, Espanha e Portugal
•Liderei o grupo de trabalho que regulamentou os termos de garantia para os aparelhos modificados pelos designers/fabricantes de cozinhas.

1990/1993 – Whirlpool Portugal Electrodomésticos, Lda. empresa líder de mercado que importa, distribui e comercializa grandes aparelhos electrodomésticos.
Product Manager, para todas as gamas de produtos (máquinas, frio, queima, micro ondas e encastráveis) reportando directamente ao Director Geral.
•Participei no processo de passagem da comercialização de produtos com a marca Philips, a Philips Whirlpool num segundo momento, e numa fase final a Whirlpool (este processo de Dual Brand este é actualmente um “ case study” académico).

1988/1989 – Caves Aliança, S.A., produtora, importadora e distribuidora de bebidas alcoólicas das marcas Aliança, Bols, Grant’s, Absolut, Kronenburg, etc.
Product Manager

1987/1988 – Wander Portugal (Alimentação), Lda. – importadora e distribuidora de Ovomaltine, linha de produtos Tobler (Tobelerone), Milka Isostar, etc.
Trainee Product Manager (estágio),

LÍNGUAS
Vivência Internacional com conhecimento das cultura anglo-saxónica, francesa, italiana, espanhola, e árabe. Conhecimento de lìnguas (falado/escrito):
•Português – Língua materna
•Inglês – Bom
•Francês – Bom
•Italiano – Bom (falado)
•Espanhol – Regular (falado)
•Árabe – Compreensão

FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciatura em Comunicação Social – Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (Universidade Técnica de Lisboa) 1982/1988

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
•Data de nascimento: Março de 1964
•“Hobbies”: Ginásio, Tiro, Caminhadas, Pintura, Literatura
Nota: Indicam-se referências a pedido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s